Como cuidar das cutículas - Tirar ou não tirar? Eis a questão!

Apesar de ter muitos posts/artigos sobre esse tema, tem meninas que não sabem e tem outras que sabem, somente não tem consciência. O fato é que ainda é muito discutido sobre esse assunto.



As cutículas tem suas funções, a mais básica e principal é proteger as unhas. Por isso, para manter as unhas saudáveis e bonitas é fundamental a presença da tão temida cutícula!
Os dermatologistas ensinam a retirar o excesso da cutícula, não totalmente! Mas sei que a maioria não suporta a presença dessa membanazina nos dedos! A retirada total das cutículas deixa os dedos desprotegidos contra doenças e enfraquece as unhas, pois ficam expostas a todos os componentes externos como bactérias e agentes químicos. Algumas das doenças que pode ocasionar a retirada das cutículas:

Onicomicose: Infecção que pode dar tanto nas mãos quanto nos pés e é causada por fungos. Essa infecção na unha pode ocasionar infecções mais sérias como erisipela;

Paroníquia: Inflamação que atinge ao redor da pele ungueal e é mais comum entre mulheres que tiram a cutícula ou cutuca com alicate ou outro objeto. Às vezes, o tratamento com creme não adianta, sendo preciso uma conduta cirúrgica.

O ideal é que as cutículas não sejam retiradas, para que não tenham essas doenças e manter as unhas mais bonitas. Nada adianta você passar aquele esmalte bapho se suas unhas não estão saudáveis!

Aliás, é uma cultura das brasileiras retirar as cutículas, enquanto nos Estados Unidos e Europa, é proibido por lei a tirada de cutículas! Isso mesmo, é lei! Lá, as manicures somente hidratam com produtos adequados e somente empurram com uma espátula!

É possível manter as mãos bonitas, sem tirar as cutículas, somente com alguns cuidados, como creme redutor de cutículas, hidratante para mãos. Falo isso por experiência própria!

Eu era a caçadora de cutículas! Nas minhas unhas não podiam ficar absolutamente nada! Claro, que tinha casos em que machucava e acabava ficando feio, além do tempão gasto só pra tirá-las! Tive sorte de não ter adquirido nenhuma doença, durante esse período!
Mas como não é fácil sé libertar de um vício, eu só substitui! Ao invés de pegar o alicate, eu pego um hidratante! Claaaro que além do hidratante é importante utilizar base antes da aplicação do esmalte !
 E você, tá com unhas muito quebradiças? Já pensou que pode ser por conta da retirada de cutículas? Pense nisso!

Alguns creminhos que uso:






Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Ai amiga, eu não consigo! Tenho muita cutícula, se naõ tiro fica horrivel!!!
    beijosss

    ResponderExcluir
  2. EU ja parei de tirsr faz tempo!!! Hoje em dia nem parece que tenho, foi a melhor coisa que eu fiz!!

    ResponderExcluir
  3. Ainn, que legal, Jacke!! Gostei das dicas!

    Beeeijo,

    Me visite tbm, tá?
    http://modamanialoja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jac..
    Achei seu blog excelente e tô te seguindo tá!

    Eu tenho a tara da cutícula, se avisto uma pelinha quero tirá-la urgente! E gosto das minhas unhas bem fundinhas sabe?

    Ai caramba, eu sabia q era perigoso, mas nca tinha lido sobre essas doenças... Mas vc tem algum redutor de cutículas pra indicar?

    Bjs Flor!
    gabirosaflor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tirei as cuticulas, é chato quando elas ressecam e ficam soltando pelesinhas, mas é melhor que nao tenho unhas quebradiças e nenhum outro problema.

    queria achar esse creme da avon, mas nao ta no folheto :/

    Beijos
    http://batom-cia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu tiro tudo, odeio cuticulas... não acho bonitas esteticamente falando hihi
    Eu uso o removedor de cuticulas da Passe Nati, é o melhor, na minha opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gente acho q todo mundo tira pq fica mais delicado e da um destaque maior ao esmalte ne.. rs

    Eu nao consigo rs :)

    Sorteio Sigma no:
    www.nathybook.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ah, sou totalmente a favor de deixar as cutículas quietinhas e hidratadas e acho que todo mundo consegue, tem até tutorial no Delineadas.

    bjubju

    http://delineadas.blogspot.com

    ResponderExcluir